Escalada
e Identidade: Quem faz a escalada?
Nos últimos anos a escalada esportiva tem dado grandes saltos evolutivos, com um
número cada vez maior de praticantes. O impulsionamento visto neste esporte, é
causado em parte pelos inúmeros ginásios de escalada existentes na atualidade,
pelas redes sociais e também pela mídia esportiva que promove esta modalidade,
de forma à capitalizar o esporte. A escalada em dificuldade é algo bastante
comum nos dias de hoje, e a barreira do 8° grau (francês) não é mais quebrada
por poucos escaladores. Há uma infinidade de esportistas escalando vias ou
boulderes de alto nível de dificuldade, e até adolescentes e crianças
encadenando lances extremamente duríssimos. Entretanto, a "filosofia"
da montanha parece ter se perdido, em meio a esta avalanche de informação, onde
muitos jovens aprendem a subir a rocha, sem antes entender o montanhismo. Nas
academias de escalada as pessoas aprendem técnicas para ascensão, treinam a
força física, mas a ética e o consenso muitas vezes não são discutidos e priorizados,
e muitos escaladores acabam visando apenas a competitividade, menosprezando a
essência da escalada. Com o advento da internet, e com a evolução das mídias
sociais, os grandes feitos são promovidos e divulgados por grandes corporações,
onde algumas marcas acabam influenciando e moldando os escaladores dos dias de
hoje. As diversas formas de divulgação do esporte, com por exemplo, sites e
blogs, podem incentivar e disseminar o espírito do montanhismo, mas em muitos
casos este legado, nem sequer é lembrado, e a juventude mal sabe o que é uma
montanha. E pior do que isso, acabam utilizando siglas ou a logomarca da
empresa que consomem, ao invés de assinar o próprio nome, deixando de lado sua identidade
como escalador. Quem realmente faz a escalada? Seriam pessoas, siglas ou as
empresas?
Rafael
Briones Matheus
Escalada e Identidade: Quem faz a escalada?